blog da

O que fazer nas férias? 5 ideias criativas para aproveitar

Férias! Essa palavra tão desejada e aguardada por todos nós, principalmente por estudantes que, depois de um semestre intenso de estudos, precisam recarregar as energias. Então, agora que você conseguiu seu tempo livre tão merecido, a pergunta é: o que fazer nas férias?

A Trinca Camisas entende que nem sempre é fácil encontrar atividades interessantes para preencher esse tempo livre, por isso reunimos algumas ideias criativas para tornar suas férias inesquecíveis.

1. Invista em novas habilidades e conhecimentos mesmo nas férias

As férias são uma ótima oportunidade para aprender algo novo ou aprofundar-se em um tema que sempre te interessou. Existem inúmeras plataformas online onde você pode encontrar cursos gratuitos ou de baixo custo, sobre praticamente qualquer assunto que possa imaginar.

Por exemplo, se você sempre quis aprender a programar, poderia tentar um curso online de codificação. Ou, se você tem interesse em literatura, que tal um curso sobre a história da literatura ou um workshop de escrita criativa?

Férias é tempo de aprender

Dica Trinca: Aprenda uma nova habilidade que pode ser útil na sua vida acadêmica. Como melhorar suas habilidades de escrita, aprender uma nova ferramenta de software ou até mesmo uma nova língua. Isso não só será um bom passatempo, mas também ajudará em sua carreira acadêmica e profissional.

2. Explore a Natureza

O contato com a natureza é uma forma comprovada de reduzir o estresse e melhorar a saúde mental. Não importa se você vive em uma cidade grande ou no campo, sempre há maneiras de se conectar com o mundo natural.

Vamos acampar!

Você pode planejar uma viagem de acampamento, fazer uma trilha em uma reserva natural, ou até mesmo passar uma tarde relaxante em um parque local. Se você gosta de jardinagem, as férias podem ser o momento perfeito para começar a cultivar suas próprias plantas em casa.

Dica Trinca: Não esqueça de respeitar o meio ambiente. Mantenha os lugares limpos e preservados para as próximas pessoas que visitarão o lugar.

3. Voluntariado

Doar seu tempo e energia para uma causa que você se importa pode ser uma experiência extremamente recompensadora. Além de fazer a diferença na vida de outras pessoas, o voluntariado também pode ajudá-lo a desenvolver novas habilidades e a ver o mundo de uma perspectiva diferente.

Voluntariado diferente
Obs.: Essa dica não vale se o voluntariado for em uma edição de Jogos Vorazes, ok? 🤣

Existem muitas maneiras de se envolver com o voluntariado, desde ajudar em uma organização local até se inscrever para projetos de voluntariado online que você pode fazer no conforto da sua casa.

Dica Trinca: Procure oportunidades de voluntariado que estejam alinhadas com seus interesses e valores. Isso tornará a experiência ainda mais significativa e gratificante.

4. Viagem de férias!

Viajar é uma das maneiras mais emocionantes de passar as férias. Você pode explorar novos lugares, experimentar diferentes culturas e culinárias, e criar memórias que durarão a vida toda.

Viagem de férias

Antes de sair para a estrada, faça uma pesquisa cuidadosa sobre o seu destino. Planeje seu itinerário, reserve acomodações e descubra o que você precisa saber sobre o local antes de chegar lá.

Dica Trinca: Planeje bem a sua viagem. Pesquise sobre o lugar que deseja visitar, faça um itinerário e, claro, não esqueça de reservar um lugar para as suas camisas da Trinca na mala!

5. Leitura e Cinema

Férias e descanso andam de mãos dadas. E o que pode ser mais relaxante do que se perder em um bom livro ou assistir a um bom filme?

Sendo culto nas férias

Crie uma lista de livros que você sempre quis ler ou filmes que você estava esperando para assistir. Dedique algum tempo a cada dia para desfrutar dessas atividades. Não só isso vai ajudar a relaxar, mas também pode expandir seus horizontes e inspirá-lo.

Dica Trinca: Experimente ler livros ou assistir a filmes que estão fora da sua zona de conforto. Você pode se surpreender e descobrir um novo gênero favorito.

Dica Extra – Checklist criativo para as férias:

As férias são o momento perfeito para sair da rotina e experimentar coisas novas. Aqui estão algumas ideias:

  • Experimente Novas Receitas: As férias são um ótimo momento para experimentar novas receitas. Seja um prato exótico que você nunca tentou antes ou uma sobremesa que você sempre quis fazer.
  • Participe de um Evento Local: Há sempre algo acontecendo em sua cidade ou comunidade local. Pode ser um show, por exemplo, uma feira de livros, um festival de cinema ou um evento esportivo.
  • Experimente uma Nova Modalidade de Exercício: Se você costuma correr, que tal tentar yoga? Ou se você costuma fazer musculação, que tal experimentar dança?
  • Faça um Diário de Gratidão: Tire um tempo cada dia para refletir sobre as coisas pelas quais você é grato. Além disso, pode ajudá-lo a ter uma atitude mais positiva e a apreciar mais as pequenas coisas da vida.
  • Redecore seu Espaço: Mudar a decoração ou a disposição dos móveis pode dar uma nova energia ao seu espaço.
  • Organize um Dia de Jogos com os Amigos: Jogos de tabuleiro, videogames, jogos de cartas… Afinal, as opções são infinitas!
  • Faça uma Maratona de Filmes ou Séries: Escolha um tema ou gênero e assista a uma série de filmes ou séries relacionados.
  • Crie um Projeto DIY: Há algo especial em criar algo com suas próprias mãos. Então faça algo tão simples quanto uma pintura ou algo mais complexo como construir uma prateleira.
  • Comece a Escrever um Diário ou Blog: Escrever é uma ótima maneira de expressar seus pensamentos e sentimentos. Além disso, é uma recordação maravilhosa para olhar para trás no futuro.

Deixe um comentário